Passa Quatro
Estrada Real
Terras Altas da Mantiqueira
Turismo e Meio Ambiente em Passa Quatro - MG

Onde ir

Passeios históricos e culturais


Casario

São construções realizadas na cidade desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Formam um conjunto arquitetônico valorizado pela comunidade e recentemente tombado por ser reconhecido como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural a ser preservado.

Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal

É um belo exemplo da arquitetura eclética do início do século XX, construído pela Família Hespanha. Já foi sede do Banco Hypotecário e da Prefeitura Municipal de Passa Quatro. Após ser reformado, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Atualmente o local também é sede do Patrimônio Histórico Municipal. Em 2000, o imóvel foi tombado, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade.

Trem da Serra da Mantiqueira (Maria Fumaça)

O passeio turístico inicia na histórica estação de Passa Quatro, com uma parada na Estação do Manacá, seguindo até à Estação Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira, junto à entrada do túnel na divisa de MG/SP.
Esta ferrovia foi inaugurada por D. Pedro II, no século XIX. O cenário é deslumbrante: uma floresta de Mata Atlântica e muitas montanhas, vales e riachos. A viagem tem um tom especial á que é embalada por uma dupla de violeiros.
Dica: Nos finais de semana, vale fazer reserva para garantir o passeio, já que neste período o passeio é muito procurado por turistas.

Túnel Ferroviário da Serra da Mantiqueira

Atrações Naturais


Fontes de água

Passa Quatro oferece diversas fontes de água potável espalhadas por toda a cidade.

Cachoeira da Gomeira

A Cachoeira da Gomeira é conhecida pelos moradores locais como Cachoeira do Saint Clair. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 metros, em um cenário de rara beleza. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica de Passa Quatro - MG, uma das primeiras do Brasil, em 1911. A Cachoeira da Gomeira é ideal para prática do rappel.
A Cachoeira da Gomeira fica no Bairro Fazenda Velha, na saída de Passa Quatro-MG em direção para Cruzeiro - SP. Localizada a 3 km da rodovia MG-158, no bairro Pinheirinhos. Entrada à esquerda, que dá acesso ao bairro Fazenda Velha. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre.

Cachoeira e Poço do Quilombo

O Rio do Quilombo é um dos afluentes do Rio Passa Quatro. Tem uma pequena queda com bastante água, formando um grande poço ideal para banhos. Trilha íngreme com obstáculos até sua chegada, o que dificulta o acesso ao atrativo. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre.

Floresta Nacional de Passa Quatro (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio)

Administrado pelo IBAMA até 2007 e agora pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948. São 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água, lago, Cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercializadas. Acesso todo asfaltado. Não cobra taxa de entrada.

Ingazeiro

Entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo, um presente centenário da natureza: uma enorme árvore, o ingazeiro. Pertence à família das leguminosas, cujos galhos têm dimensões de troncos, formando uma copa de 30 m de diâmetro. Convite para um piquenique ou um simples descansar.

Pico Pedra da Mina

A Pedra da Mina é a 4º montanha mais alta do Brasil com 2.798,39 metros de altitude, localizada na travessia Serra Fina, que é constituída por um conjunto de montanhas com 12 picos acima dos 2.600m de altitude. Normalmente, se realiza uma travessia de 3 dias pela crista da Serra com longas e intensas subidas e descidas. São mais de 10 km de dificuldades que exigem preparo físico, equipamentos adequados e condições técnicas adequadas. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.

Pico do Itaguaré

Com altitude de 2.308m, situa-se entre os municípios de Passa Quatro/MG e Cruzeiro/SP. Trekking de 4 horas até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Trilha selvagem, com 2 horas dentro da mata e outras duas a céu aberto. Paisagem indescritível do Vale do Paraíba de um lado e do outro o município de Passa Quatro e arredores, formando extensos vales e um interminável "mar de montanhas" cobertas por matas e campos. A melhor época para este passeio é de abril a setembro. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.

Pico dos Marins

Situado no Município de Piquete/SP, possui altitude de 2.380m. Trekking de 3 horas e meia a céu aberto em meio a pedras, com uma visão muito parecida da que se tem do Pico do Itaguaré (vide acima). Melhor época abril a setembro. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.

Travessia Marins-Itaguaré

Este passeio se caracteriza por ser um trekking que dura dois dias. A melhor forma é iniciar pelo Pico dos Marins, trekking de 6 horas, acampar no meio do caminho após a Pedra Redonda. No dia seguinte, mais 6 horas de caminhada e chega-se ao Pico do Itaguaré. Para descer até a base da montanha gasta-se 2 horas. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.

Travessia Serra Fina

São quatro dias de trekking pesado. Primeiro dia: inicia-se a travessia pela Toca do Lobo (1.550m) e depois de 5 horas de caminhada chega-se no Pico do Capim Amarelo (2.491m). Acampar. Segundo dia: Pico Capim Amarelo para o Pico da Pedra da Mina (2.797m) ponto máximo da travessia. São 7 horas de caminhada. Acampar. Terceiro dia: Pico Pedra da Mina para o Pico dos 3 Estados (2.656m). Divisa entre os três estados Minas, São Paulo e Rio. Caminhada de 7 horas. Acampar. Quarto e último dia: Pico dos 3 Estados para o sítio do Pierre (1.800 m), no município de Itamonte, próximo da divisa Minas e Rio, na Garganta do Registro. São 6 horas de descida. Neste passeio é necessário acompanhamento de guias especializados.

Rio Verde

Um dos atrativos mais bonitos de Passa Quatro é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina (2.797 m), formando um caudaloso rio com águas frias e cristalinas, que corre entre imensas pedras, em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. Distante 8 e 12km da estrada que liga a cidade a Floresta Nacional de Passa Quatro. As trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes dificultam o acesso. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local.

Rio Verde/ Poço Paraíso

Fica a 8 km da Estrada do Taboão, que liga a cidade à Floresta Nacional de Passa Quatro (Instituto Chico Mendes).

Rio Verde/Andorinhão

Fica a 12 km da Estrada do Taboão, que liga a cidade à Floresta Nacional de Passa Quatro (Instituto Chico Mendes). As trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes dificultam o acesso. Existem duas vias de acesso, sendo: - uma por trilha com grau de dificuldade extremamente difícil, somente conhecida pelos guias de turismo do município, em que o acesso não é cobrado. - outra por trilha com grau de dificuldade difícil, que passa por dentro de uma propriedade particular, onde se negocia o valor da entrada diretamente com os proprietários.

Turismo Rural

O município possui 370 km de estradas rurais, ótimas para passeios em 4x4, mountain bike, trekking ou inesqueciveis cavalgadas em meio a matas nativas, rios, cachoeiras e casas de pau-a-pique que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.

Entre em contato com nossos guias e tenha acesso a passeios excluisivos. Clique aqui!

Desenvolvido por Castello Branco Design Castello Branco Design